quinta-feira, 14 de abril de 2011

Caipirinha

A caipirinha é uma bebida genuinamente brasileira e o drink nacional mais conhecido internacionalmente. Dos botecos mais simplórios aos balcões mais requintados, ela reina entre drinques, coquetéis A bebida ganhou tanta importância ao longo da história nacional, que em 2003 um decreto presidencial deixou assegurado: "caipirinha é a bebida típica brasileira" e "cachaça é a denominação típica e exclusiva da aguardente de cana produzida no Brasil".

A medida, publicada no Diário Oficial da União, consta em decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que define o produto como sendo originalmente brasileiro. Segundo a receita estabelecida em lei, a verdadeira caipirinha deve ter graduação alcoólica de 15% a 36% em volume, a 20º C, e tem de ser feita exclusivamente com cachaça, acrescida de limão, açúcar e gelo. O limão é cortado em pedaços; Adicionam-se 1 a 2 colheres de chá de açúcar, os pedaços do limão são esmagados com um bastonete para liberar o suco do limão, coloca-se gelo em cubos ou se preferir, picado Finalmente, adicionam-se 20 a 50 ml de cachaça. O drink é servido em copos baixos e largos dois pequenos canudos.

A palavra "caipira" já constava no Dicionário de Vocábulos Brasileiros de 1889 como um termo paulista que designava o "habitante do campo". Como a tradicional mistura de cachaça, limão e açúcar teria nascido no interior do país, onde estiveram instalados os maiores engenhos de cana-de-açúcar veio a inspiração para o nome do drinque. Ao longo do tempo, a legítima receita cruzou os mares e conquistou os gringos. Refrescante e tipicamente tropical, representa com louvor o Brasil no mundo.

Nenhum comentário: